Bertioga

Em breve, monitores!

História, cultura e natureza em Bertioga

Encante-se com a versatilidade de Bertioga. Você pode fazer seu  passeio iniciando com uma visita ao centro histórico de Bertioga no Forte São João, um prazeroso contato com a cultura e a história do Brasil-colônia, hoje um interessante museu, com muitas curiosidades. Um lugar encantador e histórico. Ao lado  do Canal Guarujá- Bertioga em frente ao Camping A Toca da Garoupa. Vale a pena conferir!

Aldeia Rio Silveira em Bertioga

Após uma encantadora visita ao centro histórico da cidade, você pode seguir somente com acompanhamento de agência de turismo local, a aldeia Rio Silveira fica no bairro de Boraceia, localizada entre na divisa de Bertioga e São Sebastião, a Aldeia , abriga atualmente cerca de 400 índios da Etnia Guarani que ainda cultiva a história e a cultura indígena. Uma caminhada em meio a Mata Atlântica até o Rio Silveira revela o passado misturado com as tecnologias do futuro. Apesar dessa evolução, os índios mostram que é possível viver em paz com a fauna e a flora, preservando sua cultura e língua materna, “O Guarani”, apesar de saberem também o português. Instalada em uma área de mais de 948 hectares, a Aldeia é orgulho de Bertioga. Entre as cabeceiras do Rio Silveira e do Ribeirão Vermelho, a aldeia está a 1500 metros da praia de Boracéia, economia do cultivo do palmito pupunha e da venda de artesanatos e plantas ornamentais.

Noites em Bertioga

Conhecer a cidade e aproveitar todos os seus encantos é a temática desse passeio. Iniciando com uma visita ao centro histórico, para observação de toda a beleza e arquitetura colonial, em uma inebriante atmosfera que, por um instante, nos conduz ao passado. O passeio segue pela animada vida noturna da cidade, de frente com canal de Bertioga, orla da Praia da Enseada, Avenidas principais Anchieta e 19 de Maio e a Rivieira de São Lourenço, rica em opções para tornar a noite muito agradável. Bares com música ao vivo, baladas e show na praia, padarias com belos e deliciosos cafés e as apresentações de artistas locais são apenas algumas das muitas opções dessa cidade cultural.

 

.

Bonde em Bertioga

Ainda você tem também opção de conhecer a Vila do Itatinga. Entrada somente no Aniversario da cidade ou com acompanhamento de agência de turismo local credenciadas. Ao conhecer a Vila tem-se a impressão de se estar ultrapassando a barreira do tempo e retornando ao início do século.  lá funciona uma das mais antigas usinas do país, a Usina Hidrelétrica de Itatinga, cosntruída por ingleses desde 1910 até hoje, abastece todo o Porto de Santos, o maior da América Latina.  Localizada no sopé da Serra do Mar, a Vila é formada por 70 casas com o mesmo estilo arquitetônico. A comunidade conta com escola, posto médico, padaria, clube, auditório e uma capela. Acesso primeiro, é necessário atravessar o Rio Itapanhaú por uma balsa. Chegando ao outro lado, é preciso embarcar em um dos históricos bondinhos elétricos da Vila e percorrer cerca de 7 quilômetros. A paisagem compensa o sacrifício. Ar puro, piscinas naturais, cachoeiras, pássaros e muito verde, todo esse cenário cercado por montanhas de mais de 700 metros de altura. Um verdadeiro paraíso natural. Vale a pena conferir!